Nossa história

 

AARS: há 25 anos ao lado da comunidade arquivística gaúcha


Criada em janeiro de 1999, a Associação dos Arquivistas do Rio Grande do Sul (AARS) surgiu a partir da extinção dos Núcleos Regionais da Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB).

Na ata de fundação, constavam trinta e dois nomes de arquivistas que, com muita disposição, conseguiram criar uma entidade forte e reconhecida nacionalmente. Atualmente, a AARS conta com 518 associados cadastrados e é registrada na cidade de Santa Maria, sediada atualmente na Rua Jorge Pedro Abelin, 108-A Santa Maria/RS, CEP 97050-390.

Em parceria com outras instituições, como o Arquivo Público do Estado – APERS, o Arquivo Histórico de Porto Alegre Moisés Velhinho e os Cursos de Arquivologia da UFSM, da UFRGS e da FURG, a AARS promove seminários, encontros, cursos de aperfeiçoamento e atualização de seus associados. Realiza, tradicionalmente, o Seminário Regional de Arquivos e a Semana do Arquivista.

Ao longo de seus mais de 25 anos, a AARS também já promoveu também dois congressos nacionais:

  • Em 2006, o II Congresso Nacional de Arquivologia, com o tema: “Os Desafios do Arquivista na Sociedade do Conhecimento”, realizado em Porto alegre, na Assembleia Legislativa do Estado do RS, com a participação de mais de 450 inscritos. Foram cinco dias de debates e palestras, onde se discutiu os desafios do arquivista na sociedade do conhecimento. Na maioria das discussões, foi destaque a necessidade do arquivista mostrar-se mais presente, desenvolver propostas de marketing, sobre o papel do profissional na gestão da informação e do conhecimento e não só na preservação da memória;
  • Em 2014, o VI Congresso Nacional de Arquivologia, com o tema “Arquivologia, sustentabilidade e inovação”, realizado no Park Hotel Morotin em Santa Maria, com a participação de mais de 500 inscritos. As sessões plenárias apresentaram temas como “A Diplomática Contemporânea e a Epistemologia da Arquivologia”, “Inovação em Acesso e Preservação Digital” e “Avaliação de Documentos: Metodologia, Procedimentos e Implicações”. Contou também com quatro mini-cursos com ministrantes do Brasil, Espanha e Portugal. As comunicações orais e pôsteres foram divididos nos seguintes eixos temáticos: epistemologia da Arquivologia e formação profissional, inovação e sustentabilidade em arquivos, acesso à informação, documentos arquivísticos digitais, patrimônio documental e memória e gestão documental.

No ano de 2007, a AARS obteve inscrição na Seção de Associações Profissionais – SPA, do Conselho Internacional de Arquivos (CIA). O CIA é a organização profissional da comunidade de arquivos, dedicada a promover a conservação, desenvolvimento e utilização do patrimônio mundial dos arquivos. Reúne os dirigentes de arquivos nacionais, associações profissionais de arquivistas, arquivos locais e regionais e arquivos de outras organizações assim como arquivistas individuais, contando com cerca de 1.400 associados em mais de 190 países.

Como entidade atuante no contexto arquivístico brasileiro, a AARS integra o Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil – FNARQ, desde 2015. Foi representante das associações de classe no Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), em 1997, em 2006 e de 2019 a 2020. O CONARQ é um órgão colegiado que tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.

Em comemoração aos 20 anos de trabalho, em 2019, a AARS renovou sua imagem, lançando uma nova identidade visual. Manual de aplicação e versões da marca.

Em 2024, a associação completou 25 anos de história e atuação de lutas ao lado da comunidade arquivística gaúcha.

Conselhos e colegiados


Atualmente a AARS tem assento, nos seguintes conselhos e colegiados:
  • COMINTER TJRS (Comissão Interdisciplinar de Preservação de Processos Judiciais Aptos a Descarte do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul);
  • Capitólio (Conselho Consultivo da Cinemateca Capitólio);
  • Colegiado do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria;
  • Comitê Gestor Artístico Segmento Museus e Arquivos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Distinções


A AARS já recebeu as seguintes distinções:
  • Associação considerada de Utilidade Pública Municipal de Santa Maria/RS (Lei Nº 6.794/2023)

Associados honorários


São associados honorários da AARS:
  • Carlos Aléssio Rossato (ata 23 de 2013);
  • Clara Marli Scherer Kurtz (ata 23 de 2013);
  • Leila Teresinha dos Santos (ata 23 de 2013);
  • Maria Cristina Fernandes (ata 27 de 2017).