Registro profissional

Para obter seu registro profissional como arquivista junto ao Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência, siga os passos abaixo:

  • 1º PASSOPreencher solicitação de registro

    Você deve preencher o formulário de solicitação do registro profissional no sistema SIRPWEB antes de protocolar sua documentação no Ministério do Trabalho e Emprego. Após o preenchimento, você tem até 30 dias para protocolar o seu pedido no protocolo eletrônico do Ministério do Trabalho e Emprego, inserindo de forma online, a documentação necessária, juntamente com o requerimento devidamente assinado.
  • 2º PASSOProtocolar a documentação

    Você deve então acessar o sistema de Protocolo Eletrônico do Ministério do Trabalho e Emprego, realizando o cadastro e inserindo toda a documentação necessária, inclusive o requerimento assinado emitido pelo SIRPWEB.
  • 3º PASSOAcompanhar o resultado do Protocolo da documentação

    Você poderá acessar o sistema de Protocolo Eletrônico do Ministério do Trabalho e Emprego, para acompanhar o resultado do seu protocolo, ele pode ser aceito ou não, a depender se sua documentação estiver de acordo com as exigências do protocolo central.
  • 4º PASSOVerificar o andamento da solicitação no SIRPWEB

    Você deve acompanhar, pelo sistema SIRPWEB, o andamento da sua solicitação.Para isso, tenha em mãos o número do seu CPF e o número da solicitação.
  • 5º PASSOEmitir Cartão de Registro Profissional

    Quando o processo for finalizado, você deve emitir o seu Cartão de Registro de Contratante no SIRPWEB, que é o documento que irá permitir a contratação dos profissionais.

Para informações detalhadas para registro profissional, links e esclarecimentos sobre dúvidas frequentes, acesse os serviços do Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência.