Atendendo a pedidos de seus associados, no dia 15 de maio de 2024, a Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul solicitou a retificação do Edital de Concurso Público Nº 01/2024, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF/RS).
Em nosso entendimento, ao prever uma remuneração de R$ 1.687,50 para arquivista com diploma/certificado de conclusão de curso de graduação em Arquivologia e registro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, o referido edital estabelece remuneração aquém do aceitável para o cargo, além de destoar significativamente das remunerações previstas para outras ocupações no mesmo certame.
No dia 21 de maio de 2024, recebemos ofício da presidente do CRF/RS, Sra. Giovana Ranquetat Fernandes. No documento, a presidente expressou a gratidão do conselho “pelo reconhecimento da importância desse concurso para o aprimoramento da gestão de documentos e arquivos” na instituição. Entretanto, afirmou que, “após uma análise minuciosa e consultas aos dissídios salariais vigentes”, o CRF/RS verificou “que o salário proposto está em conformidade com a legislação trabalhista e não viola quaisquer direitos trabalhistas”.
Ante a resposta encaminhada, a Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul lamenta o posicionamento do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul. Ao prever uma remuneração muito abaixo dos valores recomendados por nossa entidade, o CRF/RS infelizmente desvaloriza o trabalho de arquivistas, desprestigiando-nos.
Santa Maria, 28 de junho de 2024.
Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul