NOTA DE REPÚDIO
A Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul – AARS, vem por meio desta manifestar seu repúdio ao vídeo publicado nas redes sociais pela Vereadora Ana Claudia Lesnik (PSDB), do município de Dom Feliciano, RS.
Ocorre que tais declarações não coadunam com a realidade, mostrando apenas amplo desconhecimento a respeito da profissão de Arquivista e sua relevância social.
É o Arquivista que atua em prol da transparência das informações públicas e que proporciona por meio da gestão documental acesso aos documentos.
Inúmeros são os municípios que no Estado e em todo Brasil possuem em seus quadros efetivos profissionais com formação em Arquivologia.
Desta feita a AARS felicita o Poder Executivo de Dom Feliciano que percebe a importância do Arquivista e conclama os Vereadores do município a aprovarem o projeto de lei que cria o cargo na administração municipal.
Paralelo a tudo isto, a AARS está em comunicação direta com o Prefeito de Dom Feliciano e com a Presidência do legislativo municipal.
Nossa entidade, que nos próximos meses cumprirá 25 anos de atuação em prol dos Arquivistas, permanece atuante nas questões que envolvem a Arquivologia.
Santa Maria, 05 de outubro de 2023.
Atenciosamente,
Vinicius Mitto Navarro
Presidente da AARS.