O Grupo de Trabalho Movimento Pró Conselho Federal e Conselhos Regionais de Arquivologia iniciou em abril de 2021 com a proposta de restabelecer as discussões sobre a criação do Conselho Federal de Arquivologia, iniciadas em 2018, com o Movimento Pró Conselho Federal e Conselhos Regionais de Arquivologia, organizado pela associada AARS Evelise Machado, arquivista da Itaipu Binacional.
O GT constitui-se um subgrupo do Grupo de Pesquisa “Perspectivas sobre o exercício profissional do arquivista”, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Na criação do GT buscou-se atender a representatividade da classe com a inclusão de profissionais arquivistas que atuam na docência, no movimento associativo, nas diferentes esferas do Poder Público e instâncias governamentais, contemplando as regiões geográficas brasileiras. Propõe-se uma revisão na redação do texto do Projeto de Lei, elaborado pelo Movimento Pró Conselho Federal e Conselhos Regionais de Arquivologia. Foram realizadas análises de textos regulamentadores de conselhos federais, estudos na legislação pertinente, pesquisa abordando os aspectos quantitativos e qualitativos dos arquivistas que atuam nas instituições públicas e privadas no Brasil.
Integrantes do GT:
Clara Marli Scherer Kurtz – FNArq RS, AARS
Evelise Batista Machado – Representante do Grupo CFARQ/CCARQ
Francisco Alcides Cougo Junior – UFSM
Gabriela Garcia – UFMG
Katia Isabelli Melo – UNB
Renata Lira Furtado – UFPA
Renato Motta Rodrigues da Silva – Rede Arquifes
Rita de Cássia São Paio de Azeredo Esteves – FNARQ PB
Roberto Lopes dos Santos Junior – UFPA
Vanderlei Batista dos Santos – Câmara dos Deputados DF
Wagner Ramos Ridolphi – FNArq, RJ
Welder Antônio Silva – UFMG, Câmara Deputados MG