Iniciamos na segunda semana de julho a Série AARS Depoimentos: Arquivos na pandemia. Hoje publicamos o décimo segundo depoimento.
A associada Raquel dos Santos relata o impacto da pandemia da Covid-19 no seu trabalho arquivístico.
Os depoimentos são publicados às quintas-feiras no site da AARS.
Raquel dos Santos
Arquivista na Universidade Caxias do Sul
Caxias do Sul, Rio Grande do Sul
Associada n. 550 da AARS
1. Qual o seu local de trabalho como arquivista?
Eu trabalho no Arquivo Central da Universidade de Caxias do Sul – UCS, que é o setor responsável pelos documentos administrativos da instituição e tem como finalidade o planejamento e execução das políticas de arquivo e de gestão documental dos documentos das atividades meio, a normatização dos procedimentos técnicos aplicados aos arquivos setoriais e garantir o acesso aos documentos custodiados.2. Quais atividades desenvolvia antes da pandemia?
Atualmente o acervo do Arquivo Central da UCS é composto por 8.000 caixas-arquivo e as minhas atribuições são planejar e organizar os serviços técnicos desenvolvidos no acervo documental, observando as normas e princípios arquivísticos; planejar e orientar quanto à classificação, arranjo e descrição dos documentos; orientar a avaliação e seleção dos documentos, visando a preservação; orientar o trabalho de estagiários no setor; promover medidas necessárias à conservação de documentos; elaborar o relatório das atividades desenvolvidas; ministrar treinamentos, quando necessário, para os usuários do Arquivo Central, objetivando a padronização dos serviços de arquivo e executar outras atividades inerentes ao setor que venham a ser solicitadas pela coordenação.3. A pandemia mudou a sua rotina de trabalho? Se sim, conte-nos o que mudou.
Sim, ocorreram mudanças nas rotinas de trabalho desenvolvidas no arquivo, foi necessário a adoção de protocolos distintos visando a segurança dos usuários e funcionários, como por exemplo, deixar os documentos que retornam dos empréstimos em isolamento por 7 dias.
Também, foi necessário a adaptação ao distanciamento nas relações de trabalho, com reuniões online, redução da carga horária presencial que foi complementada com o trabalho home office, participação em capacitações, cursos, palestras e lives online com temas relevantes à minha profissão.4. Depois que a pandemia passar, como será a volta ao trabalho? Que rotinas pretende retomar e quais manterá?
O trabalho pós-pandemia deverá trazer novos desafios impostos pela renovação de paradigmas trazidos com a pandemia. Novas atividades e projetos estão sendo pensados e serão apresentados para a Coordenação do setor. A rotina que pretendo manter são os cursos e capacitações online, para mim está sendo uma experiência positiva, pois de forma presencial, com certeza, eu não teria conseguido comparecer na mesma quantidade de capacitações que participei online.