A Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul (AARS) traz à Porto Alegre a arquivista Cristal da Rocha, para participar da programação da Semana Acadêmica Integrada da Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Arquivista graduada pela UFRGS, retorna à Universidade para contar sua experiência inovadora no maior acervo jornalístico do país, o Acervo Estadão, do Jornal O Estado de S. Paulo.
A atuação de Cristal vai muito além das práticas arquivísticas tradicionais. Cristal relatará sua experiência com a produção de conteúdo a partir de fontes arquivísticas, destacando o olhar privilegiado do Arquivista, quando da sua aproximação com os acervos, tornando-o um profissional capacitado para tal atividade. Além disso, a arquivista abordará o caso da série “Contatos fotográficos” e como o olhar arquivístico pode trazer à luz imagens inéditas em um mergulho num manancial de mais de 50 milhões de fotografias. O Acervo Estadão será apresentado, assim como seus projetos, coleções, equipe e difusão digital a partir das redes sociais e do site www.acervo.estadao.com.br.
No segundo momento do evento, a partir das 20:30, Cristal dará início ao workshop, que abordará as práticas e técnicas de aperfeiçoamento e calibragem do olhar para a pesquisa e o uso de plataformas digitais e redes sociais para a publicação de conteúdos originários de acervos institucionais. Imperdível!
Cristal da Rocha é graduada em Arquivologia (UFRGS) e mestre em História Social (USP). Arquivista no Acervo Estadão, do Jornal O Estado de São Paulo. Atua com pesquisa e produção de conteúdo a partir de imagens, textos e demais documentos arquivados pelo jornal de 143 anos, com ênfase às investigações a partir da coleção dos contatos fotográficos.
SERVIÇO
O que: Palestra + Workshop “ARQUIVISTA FORA DA CAIXA: produção de conteúdo a partir de acervos arquivísticos”.
Quando: Dia 16 de outubro de 2018
Horário: Palestra às 18h30 e Workshop às 20h30
Onde: Fabico/ UFRGS
Inscrições aqui