AARGS

Livro de registro das Posturas Municipaes de 1829 até 1888 - Porto Alegre

Durante as comemorações da 54º Semana de Porto Alegre, o Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho (AHPAMV) promoveu o evento “História de Porto Alegre: seus 241 anos, a partir dos documentos históricos” no dia 19/03/2013.

O evento teve como palestrante Paulo Roberto Staudt Moreira, historiador, mestre e doutor em História pela UFRGS, pós-doutor pela Universidade Federal Fluminense-UFF, professor adjunto e coordenador do PPG em História da UNISINOS e historiógrafo do AHRS, apresentando uma de suas atuais pesquisas.

Durante o Evento, foi lançada e distribuída gratuitamente a publicação da transcrição paleográfica do “Livro de registro das Posturas Municipaes de 1829 até 1888”, trabalho da Equipe Técnica do AHPAMV.

A transcrição paleográfica segue a norma usada no Brasil e aprovada durante o II Encontro Nacional de Normatização Paleográfica e de Ensino de Paleografia (1993, na cidade de São Paulo). A norma tem por objetivo fixar diretrizes, critérios e convenções para padronizar as edições paleográficas, com vistas a uma apresentação racional e uniforme das mesmas.
O documento original possui 196 páginas, e sua produção fazia parte de uma das funções das Câmaras de Vereadores no Brasil Imperial.

A publicação em lançamento integra a Coleção Memória editada pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre / Coordenação da Memória Cultural, como volume 3 e tem o prefácio de Sérgio da Costa Franco, historiador, promotor de justiça e jornalista. A publicação dá acesso a fontes de conhecimento para pesquisa a partir do trabalho do arquivista.

Você está aqui: Home Notícias Livro de registro das Posturas Municipaes de 1829 até 1888 - Porto Alegre