AARGS

I Conferência Nacional de Arquivos

A I Conferencia Nacional de Arquivos foi realizada em Brasília, de 14 a 17 de dezembro de 2011, com o objetivo de mobilizar e articular diferentes segmentos/setores do campo dos arquivos em diferentes esferas, níveis e regiões do país e propor ao Governo Federal um conjunto de diretrizes e ações destinadas a orientar a formulação e implementação da política nacional de arquivos.

A I CNARQ foi proposta pelo Ministro da Justiça, motivada pela repercussão do Movimento pela Permanência do Arquivo Nacional na Casa Civil que aconteceu em janeiro de 2011, quando da notícia da transferência do Arquivo Nacional para o Ministério da Justiça. Foram realizadas cinco conferências regionais que discutiram os seis eixos temáticos propostos e aprovados pela Comissão Organizadora Nacional, a saber: Regime jurídico dos arquivos no Brasil e a Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; a Administração pública e a gestão dos arquivos; Políticas públicas arquivísticas; Acesso aos arquivos, informação e cidadania; Arquivos privados e Educação, pesquisa e recursos humanos para os arquivos. Cada conferência Regional aprovou cinco propostas em cada eixo, que foram sistematizadas pela Comissão Nacional e apresentadas, discutidas na I Conferência Nacional em Brasília, pelos Delegados eleitos nas Conferências Regionais.

O documento final com as propostas e moções aprovadas na Plenária Final da I CNARQ, dia 17 de dezembro de 2011, pode ser encontrado no site www.cnarq.gov.br, assim como as demais informações sobre a Conferência.

 

 

Você está aqui: Home Eventos I Conferência Nacional de Arquivos