AARGS

HIstórico

Criada em janeiro de 1999, a Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul (AARS) surgiu a partir da extinção dos Núcleos da AAB (Associação dos Arquivistas Brasileiros) em julho de 1998, quando os associados do Núcleo Regional do RS se reuniram e, após muita discussão, aprovaram a constituição de uma associação estadual. A Associação é dirigida por uma diretoria eleita por dois anos. Já dirigiram a AARGS os arquivistas Daniel Flores, Neiva Pavezi, Raquel Miranda da Silva, Leila Terezinha dos Santos, Clara Marli Kurtz e Karine Georg Dressler.

Na ata de fundação, constavam 32 associados, que, com muita disposição, conseguiram criar uma entidade forte e reconhecida nacionalmente. Atualmente, a AARGS conta com mais de 250 associados e foi representante das associações de classe no Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).

A Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul está registrada na cidade de Santa Maria-RS, tendo como sede provisória uma sala na rua Jorge Pedro Abelin, 108-A, em Santa Maria e uma secretaria de atendimento aos associados, ite junto ao Arquivo Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, na rua Riachuelo, 1031.

A AARGS realiza, anualmente, o Seminário Regional de Arquivos, no primeiro semestre e a Semana do Arquivista, no segundo semestre, além de Cursos, Encontros e Seminários dirigidos ao aperfeiçoamento e atualização de seus associados. Mantém parceria com os Cursos de Arquivologia da UFSM e da UFRGS e com o Arquivo Público do Estado – APERS e Arquivo Histórico de Porto Alegre Moisés Velhinho.

Em 2006, a Associação promoveu o II Congresso Nacional de Arquivologia, que teve a participação de mais de 450 congressistas inscritos no Congresso e nos Eventos Paralelos. Foram cinco dias de debates e palestras, onde se discutiu os desafios do arquivista na sociedade do conhecimento. Na maioria das discussões, foi destaque a necessidade do arquivista mostrar-se mais presente, desenvolver propostas de marketing, sobre o papel do profissional na gestão da informação e do conhecimento e não só na preservação da memória.

No ano de 2007, a AARGS conseguiu sua inscrição na Seção de Associações Profissionais - SPA, do Conselho Internacional de Arquivos CIA.

 

 

Você está aqui: Home Associação Histórico