AARGS

Conselho Internacional de Arquivos – CIA

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS – CIA
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES - ICA


O Conselho Internacional de Arquivos é uma organização profissional arquivística, dedicada a promover a preservação, o desenvolvimento e o uso da herança arquivística mundial. Congrega arquivos nacionais, associações profissionais de arquivistas, arquivos regionais e municipais e outros arquivos de organizações e arquivistas individuais. Foi criado provisoriamente em 1948, por um Comitê de Arquivistas, convocado pela UNESCO. Em 1950, com a realização do I Congresso Internacional de Arquivos, em Paris, estabeleceu-se definitivamente o Conselho Internacional de Arquivos, como um organismo consultivo permanente integrado por profissionais de todo o mundo.

Possui uma rede de mais de 1 400 membros institucionais em 190 países, assim como mais de 200 arquivistas e administradores de arquivos como membros individuais. Mantém uma intensa relação com organizações não governamentais como a UNESCO e ICCROM. É uma organização governada por uma Assembléia Geral e administrada por um Comitê Executivo. Está constituído de ramos, que reúne arquivistas em torno de um fórum regional, em diferentes partes do mundo, como a Associação Latinoamericana de Arquivos; de seções que reúne arquivistas e instituições arquivísticas interessados em uma área profissional, como a Seção de Arquivos Municipais e de comitês e grupos de trabalho que buscam a contribuição de experts para a solução de problemas específicos. Através de seu órgão de governo, o CIA elabora e executa seu programa, como a realização do Congresso Internacional de Arquivos, realizado de 4 em 4 anos, a Conferência Internacional da Mesa Redonda de Arquivos assim como a atuação das Comissões e Comitês de desenvolvimento de arquivos e de publicações.

Os objetivos do CIA são: - Encorajar e suportar o desenvolvimento de arquivos em todos os países, em cooperação com outras organizações, incluindo agências internacionais governamentais e não-governamentais; - Promover, organizar e coordenar o desenvolvimento de padrões e outras atividades no campo do gerenciamento de documentos e arquivos; -estabelecer e manter relações entre arquivistas de todos os países e instituições, profissionais e organizações públicas e privadas, que trabalham com administração e preservação de documentos e arquivos ou com programas de treinamento de arquivistas, especialmente através da troca de informação. - facilitar a interpretação e o uso dos arquivos fazendo seu conteúdos mais conhecidos e encorajando maior acesso a eles.

Internacional Council on Archives

60 rue dês Francs-Bourgeois 75003 PARIS, FRANCE
Tel: 33 (0) 1 40 27 63 06
Fax: 33 (0) 1 42 72 20 65

Site: www.ica.org

RECORDS MANAGEMENT AND ARCHIVAL PROFESSIONAL ASSOCIATIONS – SPA

A Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul – AARS é Membro da Seção de Associações Profissionais - SPA, do Conselho Internacional de Arquivos, desde maio de 2007.

A Seção ”Records Management and Archival Professional Associations - SPA” existe desde 1976, no CIA - International Council on Archives. A SPA atua no desenvolvimento da missão do CIA, ou seja, promover a preservação e utilização dos arquivos e documentos, através de cooperação internacional. O trabalho da SPA é representar e promover o interesse das associações ao redor do mundo através de projetos de solidariedade, incentivando a colaboração, a guarda e disseminação da informação.

No VIII Congresso de Arquivologia do Mercosul, realizado em Montevideo, em novembro de 2009, foi nomeado como representante das Associações de Profissionais dos países do MERCOSUL, o arquivista Eugenio Bustos, presidente da Associação de Archiveros de Chile.

 

 

Você está aqui: Home Arquivologia CIA