AARGS

Atribuições do arquivista

Lei nº 6546 de 04/07/78 , que regulamenta a profissão de arquivista, em seu Artigo 2°, determina:

São atribuições do Arquivista:

  • Planejamento, organização e direção de serviços de arquivo;
  • Planejamento, orientação e acompanhamento do processo documental e informativo;
  • Planejamento, orientação e direção das atividades de identificação das espécies documentais e participação no planejamento de documentos e controle de multicópias;
  • Planejamento, organização e direção de serviços e centros de documentação e informação constituídos de acervos arquivísticos e mistos;
  • Planejamento, organização e direção de serviços de microfilmagem aplicada aos arquivos e orientação do planejamento da automação aplicada aos arquivos;
  • Orientação quanto à classificação, arranjo e descrição de documentos e orientação da avaliação e seleção de documentos para fins de preservação;
  • Adoção de medidas necessárias à conservação de documentos;
  • Elaboração de pareceres e trabalhos de complexidade sobre assuntos arquivísticos e assessoramento aos trabalhos de pesquisa científica ou técnico-administrativa;
  • Desenvolvimento de estudos sobre documentos culturalmente importantes.
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